O que significa carga viral indetectável?

Quando uma pessoa vivendo com HIV segue o tratamento de forma sistemática, as chances de passaro vírus é praticamente NULA?



VERDADE.

Com o tratamento feito através de medicamentos antirretrovirais, a carga viral (vírus em circulação no sangue) chega a níveis muito baixos, indetectáveis. Além da melhora significativa na qualidade de vida, essa condição impede a transmissão do HIV por via sexual.

O que é a carga viral indetectável?

Com o início do tratamento, o paciente será acompanhado periodicamente e realizará o exame de detecção de carga viral. A carga viral indica a quantidade de vírus circulante no sangue do paciente e, quando atinge valores inferiores a 20-75 cópias por mL de sangue, o paciente tem carga viral considerada indetectável. 

Qual a importância da carga viral indetectável para as pessoas vivendo com HIV?

Tendo carga viral indetectável, as chances de transmissão do vírus para outra pessoa, inclusive de mãe para filho, são praticamente nulas.
Foi assim que surgiu o termo “indetectável = intransmissível”.

O termo é válido desde que as pessoas vivendo com HIV estejam com carga viral do HIV indetectável há pelo menos seis meses. 





Como isso foi descoberto?

Entre os anos de 2007 e 2016, foram realizados três grandes estudos envolvendo a transmissão sexual do HIV. Esses estudos foram realizados com milhares de casais.
Cada casal era formado por uma pessoa vivendo com HIV (mas com carga viral indetectável) e uma pessoa soronegativa (sem HIV).
Os estudos mostraram que não houve transmissão sexual do HIV. 

O que isso significa?

O tratamento antirretroviral (tratamento do HIV), permite às pessoas que vivem com o vírus levar uma vida saudável.
Hoje, uma pessoa com HIV, que segue o tratamento adequado, pode viver tanto tempo quanto uma pessoa que não tem o vírus. A longevidade é muito semelhante.
Segundo o Unaids “com a escolha certa de medicamentos antirretrovirais, os níveis virais cairão ao longo de vários meses para níveis indetectáveis e permitirão que o sistema imunológico comece a se recuperar”.
O acesso ao tratamento antirretroviral é essencial para que as pessoas que têm o vírus tenham qualidade de vida. 



Quanto tempo uma pessoa vivendo com HIV deve tomar o medicamento para atingir a carga viral indetectável?

Não há uma resposta definitiva para essa pergunta. Uma pessoa só pode saber se tem carga viral indetectável fazendo o teste de carga viral.

O conceito indetectável = intransmissível vale também para a amamentação?

Mesmo que a mãe esteja com a carga viral indetectável, o vírus pode ser transmitido durante a amamentação. Por isso, a mãe que vive com HIV, além de fazer o tratamento para o HIV, deve fazer também um tratamento para inibir a lactação (disponível no Sistema Único de Saúde – SUS).  O bebê deve ser alimentado com fórmula láctea, também distribuído pelo SUS.

Comentários

  1. Não tinha o conhecimento.

    ResponderEliminar
  2. Incrível! As informações estão sendo repassadas de forma bem acessível! Adorei!👏🏻👏🏻

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelas informações, fácil entendimento!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, todos deviam ter acesso a essa informação, assunto bastante importante.

    ResponderEliminar
  5. Ótima informação! Parabéns pela forma de Abordar esse tema.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares