Qual é a diferença entre a PrEP e PEP



         PEP – Profilaxia Pós-Exposição      

É o uso de medicamentos antiretrovirais por pessoas após terem tido um possível contato com o vírus HIV em situações como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico).

Foi inicialmente disponibilizada para profissionais de saúde que acidentalmente se expunham ao HIV (com agulhas e outros instrumentais contaminados) ou para vítimas de violência sexual. Desde 2010, no entanto, existe a versão PEP sexual.

Para funcionar, a PEP deve ser iniciada logo após a exposição de risco, em até 72 horas; e deve ser tomada por 28 dias. Você deve procurar imediatamente um serviço de saúde que realize atendimento de PEP assim que julgar ter estado em uma situação de contato com o HIV. É importante observar que a PEP não serve como substituta à camisinha.


  PrEP – Profilaxia Pré-Exposição ao HIV  

É o uso preventivo de medicamentos antes da exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar com vírus. A PrEP, deve ser utilizada se você acha que pode ter alto risco para adquirir o HIV.  A PrEP não é para todos e também não é uma profilaxia de emergência, como é a PEP. Os públicos prioritários para PrEP são as populações-chave. Confira se você faz parte e os critérios de indicação:

               Como surgiu o PrEP?                

No começo de julho de 2014, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez uma recomendação do uso de quimioprofilaxia através de uma combinação de antirretrovirais para tentar diminuir a transmissão do HIV entre os homens que fazem sexo com homens (HSH), transgêneros femininos, usuários de drogas injetáveis, profissionais do sexo e pessoas que estejam em privação de liberdade no sistema prisional.

Os pacientes submetidos a esse tratamento deveriam tomar diariamente um comprimido da medicação ao dia, por tempo indeterminado. A isso se deu o nome de Profilaxia Pré Exposição Sexual (PrEP).

Comentários

  1. É um assunto que atualmente pouco comentado, devido a várias outras doenças do século. Mas, realmente bem explicado, tirando toda dúvida à respeito da diferença dessas iniciais do tratamento e prevenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, muitos desconhecem essas pílulas e esse conteúdo é uma de alertar/educar sobre as formas que existem para a prevenção do HIV, além do preservativo.

      Eliminar
  2. Realmente é um assunto que deveria ser abordado constantemente, atraves de campanhas e midias. Prevençao sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pura verdade! A informação é a primeira “prevenção “.

      Eliminar
  3. Continuem com esse projeto, ele tem um impacto positivo muito importante.

    ResponderEliminar
  4. Puxa! Não sabia disso! Estou adorando esse blog! A informação tem sido repassada com muita didática!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelas informações, fácil entendimento!

    ResponderEliminar
  6. Conhecimento nunca é demais! Parabens. Blog bastante interessante.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares