Perguntas & Respostas HIV





 Quando uma pessoa vivendo com HIV segue o tratamento de forma sistemática, as chances de passar o vírus é praticamente NULA?  

Verdade. Com o tratamento feito através de medicamentos antirretrovirais, a carga viral (vírus em circulação no sangue) chega a níveis muito baixos, indetectáveis. Além da melhora significativa na qualidade de vida, essa condição impede a transmissão do HIV por via sexual.

 Tive relação sexual e a pessoa tem HIV, não me previni. Fiz o teste rápido no outro dia e deu negativo, posso confiar que NÃO fui contagiada com o vírus? 

NÃO.. O organismo leva de 30 a 60 dias(janela imunológica) após a infecção para produzir anticorpos anti-HIV. Só após esse período se pode ter um resultado confiável.

É importante ressaltar que se a pessoa faz o tratamento para hiv corretamente, a carga viral de muitas delas que vivem com o vírus está indetectável, ou seja, as chances de transmissão do vírus para outra pessoa, inclusive de mãe para filho, são praticamente nulas. 


  A forma mais comum de transmissão do HIV é pelo sexo. Quais as práticas sexuais que colocam as pessoas em maior risco?  

As relações anais sem camisinha. Quem recebe o pênis no ânus está sob risco maior de adquirir o HIV do que a pessoa que insere o pênis, mas as duas são práticas são de alto risco. O contato direto do líquido da ejaculação com o ânus aumenta ainda mais o risco.

  Viver com HIV é diferente de viver com AIDS ?  

VERDADE. Uma pessoa, após ter sido infectada pelo vírus HIV, pode permanecer muitos anos sem desenvolver nenhum sintoma. Nesse caso, dizemos que a pessoa está vivendo com HIV. 
A AIDS é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando a pessoa apresenta infecções oportunistas (que se aproveitam da fraqueza do organismo, como tuberculose e pneumonia) devido à baixa imunidade ocasionada pelo vírus.

  Quando fazer o teste de HIV?  

Se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o teste anti-HIV.

O TESTE DE AIDS É GRATUITO, SIGILOSO E UM DIREITO SEU!


  Com quanto tempo é seguro fazer o teste para saber se tenho HIV?  

O organismo leva de 30 a 60 dias(janela imunológica) após a infecção(contato sexual) para produzir anticorpos anti-HIV. Dessa forma, é indicado fazer o teste só após esse período.

Vale ressaltar que a principal causa de resultado falso negativo é a realização do exame antes da janela imunológica sugerida.


  Por que fazer o teste de HIV  

Quanto mais cedo você descobrir o vírus, mais cedo pode iniciar o tratamento antirretroviral e assim evitar que a infecção evolua para a aids e também, possibilitar que você tenha uma melhor qualidade de vida.

Além disso, quem toma os medicamentos tem menos chances de transmitir o HIV para outras pessoas. Portanto, o tratamento é também uma forma de prevenção para quem já tem o vírus e também para os parceiros desta pessoa.

  Onde fazer o teste?  

O teste pode ser feito gratuitamente nos Centros de Testagem e Aconselhamento do SUS, em laboratórios da rede particular ou comprado em farmácias para que seja feito em casa.

  Como posso diagnosticar o HIV?  

Existem, no Brasil, dois tipos de testes: os exames laboratoriais e os testes rápidos:
Exames laboratoriais (como o Elisa e o Western Blot) que utilizam amostras de sangue.

Testes rápidos (sangue e fluido oral), capazes de detectar os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo ou amostra de saliva. Os testes rápidos são práticos, de fácil execução e que podem ser facilmente encontrados em farmácias.

Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

  Posso fazer o teste de HIV em casa?  

SIM. Você pode realizar o autoteste para o HIV, um processo no qual você coleta sua própria amostra (fluido oral ou gota de sangue) e, em seguida, realiza o teste e interpreta o resultado, sozinho ou com alguém em quem confia. O resultado fica pronto em, no máximo, 30 minutos.

Se o resultado do teste for positivo, um médico ou um serviço de saúde especializado deve confirmar o resultado do teste através de um teste confirmatório.

  Qual a importância da carga viral indetectável para as pessoas vivendo com HIV?  


Tendo carga viral indetectável, as chances de transmissão do vírus para outra pessoa, inclusive de mãe para filho, são praticamente nulas.

  Você pode ajudar a prevenir a disseminação do HIV?  


SIM. Você pode ajudar a prevenir a disseminação do HIV.

O HIV é transmitido de uma pessoa a outra durante atividades que podem ocorrer contato de sangue, sêmen ou secreções vaginais. Você pode ajudar usando preservativos de maneira correta durante as relações sexuais, não usar drogas ilícitas, não compartilhar agulhas e seringas e conversar com seus parceiros sexuais e amigos para que eles possam fazer o mesmo.

  Hiv tem cura?  

Na atualidade não existe nenhuma cura para o HIV nem para a AIDS, mas o tratamento médico (que reduz drasticamente a progressão da doença) e mudanças saudáveis no estilo de vida podem ajudar a preservar a saúde e também melhorar a sua qualidade de vida.

  Posso infectar outras pessoas mesmo o resultado dando negativo?  

Sim, a partir do momento que se expos ao vírus você já pode infectar outra pessoa. Existe o período chamado de janela imunológica, que é o período entre o contágio e o início de produção dos anticorpos pelo organismo. Nesse período, não há detecção de positividade nos testes, pois ainda não há anticorpos e pode variar de 30-60 dias.
Embora nesse período a pessoa não seja identificada como portadora do HIV, ela já é transmissora.

  O que acontece com uma pessoa que não sabe que tem hiv e por tanto, não faz o tratamento?  


A infecção pelo HIV pode evoluir para Aids quando a pessoa não é tratada e sua imunidade vai diminuindo ao longo do tempo, pois, mesmo sem sintomas, o HIV continua se multiplicando e atacando as células de defesa, principalmente os linfócitos TCD4+. Por definição, a pessoas que tem aids apresentam contagem de linfócitos TCD4+ menor que 200 células/mm3 ou têm doença definidora de aids, como neurotoxoplasmose, pneumocistose, tuberculose extrapulmonar etc.

Por isso a importância do diagnóstico precoce, já que o tratamento com antirretroviral visa impedir a progressão da doença para aids.

  O que é PEP?  

A Profilaxia Pós-Exposição é o uso de medicamentos antiretrovirais por pessoas após terem tido um possível contato com o vírus HIV em situações como: violência sexual, relação sexual desprotegida, entre outros.

  O que é PrEP?   

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, é o uso preventivo de medicamentos antes da exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar com vírus. A PrEP, deve ser utilizada se você acha que pode ter alto risco para adquirir o HIV.


  Se eu tomar PrEP, posso parar de usar preservativos quando faço sexo?  

NÃO. Você não deve parar de usar preservativos porque está tomando a PrEP.
A PrEP não protege de outras infecções sexualmente transmissíveis (tais como sífilis, clamídia e gonorreia), mas a camisinha pode preveni-las. Então, você terá mais proteção contra o HIV e outras infecções sexuais se você tomar a PrEP diariamente e usar preservativos durante as relações sexuais.

  Como surgiu o HIV em humanos?  

Os cientistas acreditam que um vírus similar ao HIV ocorreu pela primeira vez em algumas populações de chimpanzés e macacos na África, onde eram caçados para servirem de alimento. O contato com o sangue do macaco infectado durante o abate ou no processo de cozinhá-lo pode ter permitido ao vírus entrar em contato com os seres humanos e se tornar o HIV.




Comentários

  1. Está de parabéns o blog e suas informações 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito. Esclarecedor. Só gostaria de acrescentar mais um item importante na prevenção do contágio que seria se limitar a fazer sexo exclusivamente com seu cônjuge.

    ResponderEliminar
  3. Essas informações são de suma importância para a população em geral! O blog está de parabéns 👏🏻👏🏻

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelas informações, fácil entendimento!

    ResponderEliminar
  5. 👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns, blog bastante interessante com perguntas esclarecedoras!

    ResponderEliminar
  6. Muita coisa que eu não tinha conhecimento e agora eu tenho! Parabéns viu Lara

    ResponderEliminar
  7. Informação útil e conteúdo super didático. Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Ótima escolha de tema! Informações como essa precisam ser disseminadas para auxiliar na cultura de prevenção.

    ResponderEliminar
  9. Obrigada por disponibilizar informações importantíssimas para população! 👏🏽👏🏽

    ResponderEliminar
  10. Muito bom! Achei ótima a explicação. Conteúdo muito importante.parabens

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pela iniciativa do blog. São informações de muita importância pra população.

    ResponderEliminar
  12. Super interessante! Parabéns pela explicação.

    ResponderEliminar
  13. Informação muito importante. Obrigada por partilhar seu conhecimento. Parabéns!

    ResponderEliminar
  14. Parabéns! Muito importante essas informações.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns Dra. Laressa 👏👏👏 pelo conteúdo esclarecedor

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares